"Porque quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente!" - Billy, 4 anos.

sábado, 10 de setembro de 2011

Esse jeito discreto de amar.

Às vezes é preciso correr o risco de perder uma amizade se deseja continuar amigo de verdade!
Você pediu que eu ouvisse e eu ouvi.
Pediu que eu falasse e eu falei.
Pediu que eu me calasse e eu me calei.
Pediu que eu me afastasse porque estava se sufocando, eu me afastei,
pediu que eu voltasse e eu voltei.
Depois pediu que nunca deixasse de ser seu amigo e eu nunca deixei.
Um dia telefonou para pedir ajuda e eu respondi.
Outro dia, telefonou reclamando que eu não telefonava e eu pedi desculpas.
Brigou comigo porque fui exigente, numa situação em que eu sentia ser errada.
Fui duro até demais, mas mostrei que aquela atitude feriria outras pessoas.
Corri o risco de perder sua amizade e bati o pé.
Esperei que você nunca mais olhasse para minha cara.
Mas era a verdade, o direito de outra pessoa e, só então, o direito da nossa amizade.
Eu não poderia ser seu amigo, apoiando uma atitude que magoaria demais outra pessoa amiga.
Fiquei no meu canto...
Você veio e disse que entendia...
Voltamos a ser amigos!
Agora sou eu que me pergunto.
Não seria o momento de soltar o selim e deixar que você ande só, naquela bicicleta?
E você me diz que ainda se machucaria, que eu ainda lhe dou segurança e que ainda precisa ouvir umas broncas da minha parte.
em suma, acha que precisa do meu amor severo,
e então eu fico perto.
Mas, atenção:
- Não se iluda com a minha amizade!
Chegará o dia em que estarei cuidando de outras pessoas e ligando cada vez menos para você.
Se se alegrar com isso, então compreendeu minha amizade.
Se achar que troquei você por outras amizades, então, não entendeu.
É que chega um momento em que o verdadeiro amigo sai de cena.
Assimile bem o seu papel e eu estarei lá, na platéia, aplaudindo, mas um pouco mais de longe, para não roubar o seu espaço.
Amizade, talvez seja isso!
Esse jeito discreto de amar!
Alguns dias com muita intensidade, outros dias de longe, outros ainda como se o amigo nem existisse.
Mas, na hora certa, pode contar comigo: estarei lá.
Não é esse tipo de amizade que você queria?
Amizade é um jeito discreto de amar.
Sem possessividade, sem insistência, sem obsessão.
Se valer isso, então seremos amigos eternamente.


Pe. Zezinho


Esse post tem uma dedicatória, mas não vou escrevê-la aqui. Esse post é um trecho do livro "Amizade, talvez seja isso" para as pessoas que mais me conhecem essa dedicatória está estampada em mim como uma tatuagem. Tanto é que uma amiga tem o livro, foi assim que conheci esse texto. Quando leu, imediatamente pediu que eu lesse também. E ele me tocou de uma forma tão profunda que eu tive que contrair os lábios para não chorar, meu coração dói. Agora, relendo e escrevendo-o aqui, não pude conter o choro, um choro forte, desesperado, resultado desse medo absurdo de perder. Eu sou assim, sabe, quando conheço um amigo e ele se torna importante, quero mantê-lo, quero a todo custo conservá-lo. Quando eu amo muito alguém, sobretudo uma amiga especial como essa, a quem dedico esse post, fico um tanto possessiva e isso acaba me ferindo. Eu sei que a amizade é esse jeito discreto de amar e eu tenho tentado desesperadamente expulsar o delírio da posse, que teima em viver em mim. Mais a vida é feita de superações e eu vou superar mais essa e, quando essa tristeza sumir dos meus olhos, eu prometo que conto à vocês. Bem, ainda estou pensando se vou contar a essa amiga que esse post foi dedicado a ela, algumas horas acho que sim, outras que não e fico assim, cambaleando sem saber pra que lado vou acabar cedendo, por enquanto não vou fazer nada, deixar correr e ver o que acontece, talvez um dia ela saiba o quanto seu jeito de ser me lembra "Esse jeito discreto de amar"


Yaasmin Azeveedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...