"Porque quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente!" - Billy, 4 anos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eu sempre acreditei,

Desde muito pequeno, que, existem pessoas na nossa história que elas são tão fundamentais, mas tão fundamentais, que a gente já não pode mais dizer o nome, sem que a gente se lembre do nome dela. A gente identifica os verdadeiros amigos, as pessoas essenciais na nossa vida é assim: no momento de muita alegria, ou no momento de muita tristeza. São esses dois extremos que são capazes de revelar quem a gente ama de verdade. Quando você está alegre demais, são aquelas pessoas que você gostaria de ver do seu lado, para ver as mesmas coisas que você está vendo. Quando você está triste demais, quais são as pessoas que você gostaria que estivessem ali, segurando a sua mão. Aí você identifica os seus verdadeiros amigo. Agora, porque eles ficaram, é um mistério. A gente nunca sabe dizer, porque aquela pessoa ficou amiga da gente. Talvez porque ela tenha tido uma sensibilidade maior que os outros não tiveram, talvez porque elas olharam pra nós de um jeito mais aperfeiçoado, tiveram mais paciência com a gente, tiveram mais calma... Não é assim? Os amigos que vão ficar para o resto da vida são aqueles que a gente pode estar aborrecido, enjoado, mas eu sei que não hora em que eu precisar dele ele vai estar ao seu lado. Não tem gente assim? Só por isso a gente suporta os defeitos dos outros, porque a gente sabe que mesmo que ele esteja na miséria, ele não vai me abandonar. Mesmo que eu perca tudo o que eu tenho. Eu tenho uma amiga que sempre dizia pra mim: Filho, aconteça o que acontecer, nós nunca vamos deixar de te amar! E eu achava aquilo engraçado, mas cheio de significado, dramático... 'Aconteça o que acontecer...' Meu Deus, o que pode acontecer de tão sério... Sei lá! De repente, um dia você não é o ser humano que você gostaria de ser, e aquele dia dá tudo errado... E eu acho bonito isso, não há condição para o amor nessa frase. Aconteça o que acontecer. É aquela velha história. Eu briguei com você, eu fiz tudo errado, eu te tratei mal, eu te destratei, eu fui injusto com você, eu te abandonei, mas, de repente no meio da noite o meu filho morre, e você é a primeira pessoa pra quem eu tenho vontade de ligar. Isso é amor. Não há condições. Eu não tenho medo de que o outro na vá me receber, eu não tenho medo de que o outro vá me tratar do mesmo jeito que eu tratei, eu não tenho medo de que o outro vá ter resistência pra mim. Não... O amor que eu sei que ele tem por mim me dá coragem de ligar no meio da noite e dizer: eu preciso de você agora! Mesmo que você não tenha tido a oportunidade de me ter do seu lado no momento que você precisava! Isso é a relação que nós temos com Jesus também. Quando você tem coragem de bater na porta d'Ele no momento que você não merece estar lá, no momento que você tem coragem de chamar por Ele quando você não merecia chamar. Isso é ser amigo de verdade. É quando não depende do tempo, quantas vezes eu liguei pra você, quantas vezes eu fui atrás, não, não. O laço que permanece, que independe do tempo, que às vezes na correria da vida, às vezes você não tem aquele tempo de cultivar, mas você sabe que ele está lá. Eu tenho uma amiga minha, que todas às vezes que eu ia embora ela dizia: To aqui viu! Essa amiga, ela não fazia parte do meu dia-a-dia, ela não está lá comigo sempre, mas pra mim aquela frase ganhou um significado muito grande, porque toda vez que eu me recordo da necessidade de ter alguém do meu lado eu me recordo dessa frase, sabe, to aqui, viu! Isso é, eu não faço estardalhaço, eu não crio muito barulho, eu não dou muita notícia, mas eu estou aqui. O tempo vai passar, as coisas vão ficar diferentes, pode ser que eu não tenha a oportunidade de estar aí, pode ser que eu não tenha a oportunidade de chegar a tempo, mas fique sabendo que eu estou aqui. E como essa frase tem o poder de repercutir em quem é amado. Talvez quem ame nem saiba o quanto isso causa, porque experimentar a misericórdia pelo lado dos fortes, eu não sei se isso tem muitas vantagens, eu quero ver a gente saber experimentar a misericórdia pelo lado dos fracos. Quando você precisa ser o amado, quando você precisa ser o ajudado, quando você precisa ser aquele que sai do lugar para pedir ajuda, e aí nessa hora, nesse momento, você saber que as coisas poderão ser resolvidas com aquela presença que você sabe que não muda, alguém que lhe assegura estar ali, eu estou aqui. É tão bonito a gente compreender que a amizade consiste em nós sermos para o outro aquilo que ele não tem naquele momento, então às vezes o outro não tem a capacidade de compreender o que está acontecendo, eu vou, fico do lado, quem sabe ajudo a lançar luzes sobre uma realidade que ele não conseguia resolver sozinho, e na nossa companhia as coisas se desenrolam melhor. A gente ver e viver a experiência de ter um bom amigo nos muda pra vida inteira, pode ter certeza disso. No dia em que a gente é capaz de receber na casa do nosso coração um amigo que valeu a pena, a gente nunca mais será o mesmo, a gente nunca mais volta a ser do mesmo jeito que antes, porque nada pode ser mais transformador na vida de uma pessoa do que a experiência de ser amado. E o ser humano, cada vez que ele exercita esse específico da nossa condição que é a gente atribuir sentido, isso é filosofia, mas é vida. Amar é a atitude de atribuir sentido. É dar direção, é dar coerência, às vezes na vida acontecem umas coisas que são absurdas, o absurdo é aquilo que não tem sentido, que não é adequado, e o amigo ele tem o poder de fazer isso com a gente, tem o poder de dar sentido a nossa vida, tanto é que às vezes a gente encontra pessoas com tanto poder financeiro que não tem a alegria de gastar o próprio dinheiro, por um razão muito simples: não tem amigo! Enfim, quem tem um amigo, encontrou um verdadeiro tesouro, para todo o sempre!


Pe. Fábio de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...