"Porque quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente!" - Billy, 4 anos.

sábado, 23 de outubro de 2010

Porque aqui,

todo mundo é igual, e julga aquele que é diferente? Porque todo mundo exclui alguém se ele faz algo novo? Eu acho que isso é causado pela semente maliciosa da inveja, aquela nossa antiga conhecida. Acho que quando alguém tenta algo novo, e você vê que deu certo, você recrimina, pelo simples fato de não ter pensado em fazer primeiro. Vejo isso em todo lugar, mas em particular na música. Observo tudo isso atentamente, há sim, muita discriminação e muita inveja. A prova viva disso é a capacidade que algumas pessoas tem de ouvir uma música e decorá-la quase toda, só para ter o prazer de recriminar o cantor e seus fãs. Eu acho que há duas explicações: Ou é um caso clínico de inveja, das piores, ou a pessoa adora a certa música e a determinada banda, ouve todos os dias, mas não tem coragem de assumir isso para os amigos, ou para a família, por um motivo qualquer. Mas eu acho que falar mal de algo que você gosta para provar à alguém que você é igual a todo mundo não é a melhor solução para isso. É infantil, além de não assumir que gosta, está recriminando o trabalho de alguém que você nem mesmo conhece, por isso não tem o direito de julgar. Acho que você só tem o direito julgar a uma pessoa: Você mesmo. Você não pode julgar um outro alguém, porque não conhece as razões desse alguém, não o conhece, não sabe o que ele presa e o que pensa. Ainda que você ache que saiba, você só conhece a si mesmo por completo. E em alguns casos nem a si mesmo você conhece, então como julgar o outro se você nem mesmo se julga? Na verdade, quando comecei a escrever, eu não iria falar sobre nada disso. O que estava em meus pensamentos era algo diferente, mas estava assistindo no YouTube um vídeo da banda Restart, e tive o desprazer de ler alguns comentários maldosos, e isso me deixa muito triste. Não sou super fã da banda, mas acho que nenhum artista merece esse tipo de coisa. É um trabalho mais que honesto, e gosto muito de algumas músicas em particular, que mexem muito comigo. E mesmo que não gostasse das músicas, acho que se você não gosta isso não te dá o direito de julgar alguém porque às vezes a mais simples porcaria significa mais que a sua vida inteira, talvez aquela música que você julga, e aquelas pessoas que você odeia mesmo sem conhecer é mais belo, tocante, emocionante e mais importante que você e que seus projetos. Não pelo que é, e sim pela intenção de passar uma mensagem, de deixar algo para o mundo. O que você está deixando para o mundo? Talvez, enquanto você se preocupa em ouvir o CD da banda que você odeia só para recriminar, alguém que você ama está indo embora, e você não terá mais a chance de vê-lo e dizer o quanto era importante, porque usou seu tempo aqui para nada. Dedicou sua vida a odiar uma pessoa que você não conhece e que talvez nunca vai conhecer. Enquanto isso aquela mesma banda escreve músicas para dizer como se sente, será que já parou para pensar que a música que você diz odiar foi feita para um alguém especial, e que ela fez esse alguém sorrir? Isso já basta. Talvez a sua opinião não importe à ninguém, mas você insiste em opinar na vida das pessoas erradas. Opine em sua própria vida e corrija os erros dela. Como eu disse, isso me deixa mesmo muito triste. Pensei em usar a palavra raiva, mas o que sinto mesmo é tristeza. Tristeza por ver que o mundo é cada vez mais mesquinho. E me assusta perceber que ninguém está se dando conta disso. Acho que a mensagem que uma banda passa é muito mais importante que a cor de sua calça, ou o seu estilo de cabelo. O mundo está se afogando em seus próprios julgamentos e sem perceber. E isso é realmente muito triste. Quando olho em volta, vejo coisas que me assustam cada vez mais. E quando paro para penar na situação em que a humanidade se encontra, lágrimas aparecem em meus olhos. É deprimente. Por isso tudo, da próxima vez que for recriminar um cantor porque ele diz que ama alguém, levante-se e vá até a casa de seus amigos, família ou de alguém especial e diga que a ama. Você nunca sabe quando vai ser a última vez que vai vê-la. Não use seu tempo aqui cuidando da vida de um outro alguém. Espero que isso tudo tenha servido para alguma coisa, eu sei que não depende de mim e que a minha opinião não é importante para a vida dos outros, mas você sempre pode mudar a sua própria vida.


Yaasmin Azeveedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...